Pesquisa

domingo, 3 de abril de 2011

O cinema como nosso espelho mágico

Surgido em Paris, o Cinema por esse mais de um século muito frutificou. Primeiro veio George Meliés e seus pioneirismo na abordagem artística daquela novidade científica. Em seguida aparece Holywood, Charles Chaplin, a Comédia Americana da década de 20, o expressionismo alemão, o cinema soviético. Continuando, assistimos ao nascimento do cinema falado, Cidadão Kane, Os Dez Mandamentos, Rastros de Ódio, Goddard & Truffaut , Glauber Rocha, Stanley Kubrick, Woody Allen, Spielberg & Lucas, o cinema iraniano, o argentino, o atual cinema brasileiro,etc.

Impossível citar todos os nomes e datas importantes para a Sétima Arte, para isto conhecimento e espaço me faltam.O cinema aparecido como novidade científica e comercial, depois transubstanciado em expressão artística, possui uma dicotomia: cinema arte e cinema comercial. Obviamente muito preconceito e muita confusão ocorrem nestas classificações. Existe uma tendência de criticar asperamente o cinema dos EUA, quando muito dos grandes clássicos cinematográficos vêm de lá.Outro engano é julgar as películas pelo seu sucesso comercial ou pela sua contemporaneidade ou por sua antigüidade( dizer que somente os filmes “novos” são bons ou que apenas os “velhos” são de qualidade).

No meio de todas estas opiniões, conceitos e preconceitos , que posição podemos tomar?
• A do cinema tendo a humanidade como seu maior ingrediente e tema .
• A do cinema que toca o coração das pessoas e as leva á reflexão, não sendo um mero passatempo.
• A do cinema como celebração da criatividade, da inteligência e generosidade humanas.
• A do cinema como conjugação e síntese de todas artes criadas pelo engenho humano.
• A do cinema como veículo de disseminação cultural, confraternização e diminuição de barreiras entre os povos, em suma, do cinema como fator humanizante.
• A do cinema de Chaplin, Jonh Ford, Orson Welles, Glauber Rocha, Bergman, Allen, Kubrick, Copola(pai e filha),Scorcese e tantos outros dentre os que conheço e que desconheço, mas que como os citados levaram o cinema ao mais elevado grau de beleza e profundidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário